
Século XIX
A empresa nasceu em 1896, pelas mãos do revolucionário Joaquim Moreira Pinto, com o nome de A Metalurgia. Dedicava-se ao fabrico artesanal de regadores, lamparinas de iluminação, almotolias e pequenas formas para bolos em folha-de-flandres, marcando desta forma o início da indústria de fabrico de formas para bolos em Portugal.
Século XX
Do início do século aos anos 70
A empresa passou para a 2ª geração nos anos 40, tendo conhecido um período de inovação e criatividade, nas mãos de David Moreira Pinto (filho de Joaquim).
Século XX
Do início do século aos anos 70
Com um espaço de 200 m2, em Paranhos, no Porto, David dedicou-se ao desenvolvimento de artigos para bolos, nomeadamente seringas para a decoração e formas para bolos.
Estas, já com formatos mais originais, são o início da diversificação de produtos, nesta altura ainda feitos por dobragem e soldadura do metal.
Século XX
Do final dos anos 70 até 1999
No final dos anos 70, chegou uma nova geração de Administradores (Belarmino Ferreira – genro de David – e Agostinho Santos – genro de Belarmino) que fez uma autêntica revolução de métodos de trabalho e inovação de produtos, gerando, com novas ideias e tecnologias, uma infinidade de formas de alta qualidade e baixo preço que surpreenderam os mercados internacionais. Logo no início dos anos 80, começaram as participações nas feiras internacionais que potenciaram o crescimento da empresa com vendas sobretudo para a exportação.
Século XX
Do final dos anos 70 até 1999
Em 1995, a empresa mudou-se para as instalações actuais. Com 6.300 m2 de área coberta, arquitectonicamente estudados com conceitos de modernidade de construção e enquadramento ambiental, estas instalações localizam-se no topo de uma colina e estão rodeadas de belos jardins e plantas de grande porte, num total de 25.000 m2.
O espaço e a modernidade das novas instalações catapultaram a empresa para uma nova área de produtos: formas para pastelaria e panificação industrial.
Século XXI
A produção para a indústria de pastelaria e panificação é agora a maior fatia das vendas da A Metalúrgica. A empresa trabalha exclusivamente por encomenda e com projetos específicos, desenvolvidos para cada cliente, não dispondo de um catálogo standard, o que a torna um parceiro único para os seus clientes.
Século XXI
No ano de 2000 a empresa alterou o nome para A Metalúrgica Bakeware Production SA, tornando-se uma sociedade anónima detida exclusivamente pela família.
Continua a assim a ser uma empresa familiar, o que lhe dá um toque de humanismo e credibilidade que lhe permitem manter uma juventude perene. A administração atual é composta por Agostinho Santos (4ª geração), Raquel Santos (5ª geração) e Ana Santos (5ª geração). Com olhos postos no futuro, a empresa continua a munir-se de tecnologias cada vez mais sofisticadas e tornou-se hoje num parceiro, mais do que um fornecedor, colaborando no lançamento de novos produtos.